Zeca e outras Liberdades para Ukulele solo

Zeca e outras Liberdades para Ukulele solo
LOCAL: Quinta da Ribafria ACESSO: Entrada gratuita
MÚSICA
DATA: 09/06/2024 HORÁRIO: Domingo 17h00

Por Nuno Cintrão
Na Quinta da Ribafria

AVISO | Devido a condições atmosféricas adversas, a SINTRAMBIENTE'24, da qual fazia parte esta apresentação, encerrou no dia 07/06/2024. Agradecemos a sua compreensão.

No concerto "Zeca em Ukulele", Nuno Cintrão apresenta uma interpretação arrojada e muito particular da obra de José Afonso.
A solo, atravessa o repertório incontornável do intérprete e compositor português e avança num diálogo musical livre com algumas das suas melodias intemporais, sem perder de vista a sua matriz. Com a singularidade sonora do Ukulele, oferece uma abordagem instrumental inédita a algumas das suas canções mais emblemáticas, com uma atmosfera da dimensão do encantamento. Uma experiência musical imperdível, onde a essência e a profundidade das composições de José Afonso são celebradas de uma forma verdadeiramente original.
Durante o ano de 2024 será lançado o álbum Zeca e Outras Liberdades.

JOSÉ AFONSO (1929 – 1987)
Vejam Bem
Vampiros
Cantigas do Maio
Galinhas do Mato
Grândola Vila Morena
Canção de Embalar
O que faz falta

NUNO CINTRÃO (1980 – )
Liberdade I
Liberdade II
Liberdade III


Nuno Cintrão (n.1980) | Guitarrista, Compositor, Artista multidisciplinar.
Licenciado em Guitarra pela Escola Superior de Música de Lisboa, em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa e Mestre em Ensino de Guitarra.
Artista multifacetado e multi-instrumentista, dedica-se à experimentação e construção de objectos sonoros e à criação de espectáculos a solo e colaborativos, explorando diálogos e pontos de contacto entre diferentes formas de expressão artística.
Compõe desde 2010 em continuidade para Teatro, Vídeo e Dança.
Cria e dinamiza regularmente workshops, formações e espectáculos em parceria com Centro Cultural de Belém, Fundação Calouste Gulbenkian, Associação Portuguesa de Música nos Hospitais, Operação Nariz Vermelho, Festival de Teatro de Almada, Orquestra Geração, APEM — Associação Portuguesa de Educação Musical, Escola Superior de Educação de Lisboa, entre outros.
Como guitarrista, acompanhou Teresa Salgueiro na digressão do disco Horizonte e formou o duo Combinatorium com o guitarrista José Peixoto, com o qual lançou o álbum Fragmentos Imaginários com apoio da Antena 2.
Presença assídua na programação cultural de teatros, auditórios e serviços educativos de todo o país, continente e ilhas, tem tido frequentes oportunidades de apresentar os seus projectos em importantes palcos e festivais internacionais (Bélgica, Hungria, Alemanha, Itália, Espanha, Brasil, Macau, Cabo Verde).